• Início
  • Jogos
  • O Perfil do Gamer Brasileiro e a Expansão do Setor
Publicidade

O Perfil do Gamer Brasileiro e a Expansão do Setor

Publicidade

O consumo de jogos eletrônicos é algo que cresce constantemente no mundo todo.

O Perfil do Gamer Brasileiro

O Brasil nos últimos anos vem constando avanços relativamente expressivos nesse setor, tanto que do ano passado para este o crescimento do público gamer foi de 7,1 %, segundo a Pesquisa Game Brasil (PGB).

O estudo também serve para mostrar que o público desse setor vai muito além do consumo via consoles, pois o celular se mostrou como a plataforma mais utilizada.

Publicidade

Segundo a PGB, mais de 86% dos brasileiros tem como dispositivo mais usado para jogos os Smartphones. Os números são bastante expressivos, ainda mais se fomos comparar com os usuários por outros dispositivos. O segundo colocado na preferência são os consoles com 43% e logo na sequência o PC com 40,7 %.

Maior dinâmica entre pais e filhos afetou positivamente o ramo

São diversos os fatores que vem contribuindo para a constante expansão desse universo gamer no país. Ainda conforme a PGB, 71% dos filhos tem ganho a companhia dos país na jogatina de games. Desta forma, seria natura imaginar que o público fosse se expandir à medida que a atividade também passou a ser mais estimulada pelos pais. Outro levantamento agora feito pela Brasil Game Show (BGS) é exposto que quatro entre dez brasileiros na faixa etária dos doze anos ou mais possuem o hábito de jogar no seu dia a dia. Além dos mais, o estudo elaborado em parceria com a Datafolha mostra que dentro dessa marca de 40 % de jogadores anuais, os consumidores majoritários ainda são homens representando 53% (cerca de 35, 5 milhões de jogadores), mas seguidos de perto pelo público feminino que já representa 47% (um número estimado de 31,5 milhões de jogadoras). No balanço entre regiões, a maior parte dos jogadores está presente no Sudeste (44%) e a menor parte é representada pela região Centro Oeste (7%). Complementam o balanço, o Nordeste com 28%, o Sul mais abaixo com 13% e o Norte com 8%.

Publicidade

Ainda que os pais venham sendo grandes incentivadores para seus filhos, à medida em que estão também se tornando ávidos consumidores, há ainda por parte dos mesmos certos adendos que julgam adequados para um consumo mais correto por parte dos seus filhos. O estudo da PGB relata que 60,2 % dos pais aplicam algum tipo de restrição a prática. Dentro dessa porcentagem, 80,2% julgam inadequado que seus filhos joguem antes de dormir. Ainda na linha das restrições, 92,4% são rígidos quanto a classificação etária dos jogos, não aprovando que seus filhos joguem games que não estejam de acordo com a sua respectiva faixa.

Todo esse controle vai muito ao encontro aos aspectos negativos que esses pais enxergam no meio dos games. Apesar deles também estarem inseridos nesse contexto cada vez mais, a moderação ainda é algo que os mesmos prezam com a finalidade de evitar problemas em decorrência a prática excessiva. Isso vai totalmente de encontro ao resultado de 72,4% dos pais que acreditam e concordam com a afirmação de que games eletrônicos são viciantes, e podem provocar dependência.

Mulheres lideram entre o público não casual Apesar do público dominante ser os homens (pertencentes a classe A ou B na faixa etária dos 34 anos quando falamos na categoria “Hardcores Games”, conforme a PGB. O público feminino assume a ponta quando o assunto são os chamados “Casual Gamers”. Esse público que é representado por 61,9 % das mulheres entre 25 e 34 anos, são consumidores opostos aos primeiros mencionados, jogando cerca de três vezes por semana. Enquanto os “Hardcores” por óbvio superam esse número e costumam ser jogadores mais ávidos.

Publicidade
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Publicidade

O Fliperama

Mídia especializada em Games

O Fliperama 2021 - Uma empresa MediaZ


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/fliperam/public_html/wp-includes/functions.php on line 5107

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/fliperam/public_html/wp-includes/functions.php on line 5107